Pesquisar neste blog

VIDA ESPIRITUAL

Vida espiritual?
“...Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.” Jo 10:10
O Novo Testamento em sua língua original costuma utilizar duas palavras que foram traduzidas para “vida” em nossas Bíblias em português. A primeira é “bios”, palavra que designa a vida biológica, compartilhada por humanos, animais, plantas etc. A segunda é “zoê”, que designa a vida espiritual. Constantemente há confusões quando, na leitura bíblica, não fazemos a diferenciação destas duas “vidas” nos contextos do que lemos. Como Jesus pôde nos dar vida, se já estávamos vivos? Como o apóstolo Paulo afirma que estávamos mortos (Ef 2:1) quando recebemos a Cristo se gozávamos da mais perfeita saúde? É porque a vida que recebemos de Cristo é a vida espiritual, diferente da biológica.

O Cristianismo não é um conjunto de regras que devemos seguir para sermos aceitos por Deus. Também não é apenas uma “filosofia de vida”, moralidade, ou mesmo só mais uma religião entre tantas outras. Cristianismo trata de relacionamento, relacionamento com Deus. Ao nos relacionarmos com Deus recebemos vida espiritual, direto da Fonte de Vida, do Autor da vida, aquele que é a própria Vida. Precisamos disso, pois, como afirmou Paulo, estamos todos mortos, espiritualmente mortos.

O cristão é aquela pessoa que creu e se tornou um seguidor, um discípulo de Jesus Cristo. Desenvolveu um relacionamento pessoal com o Cristo vivo e se alimenta da própria vida que Cristo é e dá, capacitando-o a viver conforme uma Cosmovisão cristã. Ele é a videira, nós, os ramos. Essa é a essência do cristianismo. Sem isso não há cristianismo. Esse é o foco da vida cristã. Todo o restante, se não contribuir para que a vida de Deus seja infundida na humanidade, é inútil. Templos, sermões, ministérios, ofertas, ação social, nossas mais nobres obras religiosas, se não tiverem a vida espiritual como foco, não passa de palha que será queimada na prova da eternidade.

“E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” 1 Jo 5.11-12
Livros relacionados à Vida espiritual

Nenhum comentário:

Postar um comentário