Pesquisar neste blog

12 de set de 2017

Livro com resumo: Cristianismo puro e simples - C. S. Lewis

Falar sobre a importância de "Cristianismo puro e simples" é chover no molhado. Pessoas muito mais competentes que eu já explanaram sobre e analisaram essa obra que é um dos maiores - senão o maior - clássicos cristãos do séc. XX, por isso só vou dar um pitaco. Se você ainda não leu, saiba que C. S. Lewis foi um dos maiores pensadores cristãos do seu século e esta é sua obra prima, que influenciou várias gerações, em especial na Inglaterra. Recentemente li um livro chamado "O teste da fé" que é uma coletânea de entrevistas com cientistas cristãos renomados de várias áreas de atuação e de várias partes do mundo, desde astrofísicos da Nasa até professores de neurobiologia em Stanford. Fiquei impressionado com a quantidade de cientistas que disseram que a leitura de "Cristianismo puro e simples" foi de importância fundamental para a conversão deles! 

Algo que achei interessante é como Lewis não se deixa levar pela divisão simplória de sagrado/secular e mostra a aplicação prática do cristianismo em todas as áreas da vida humana. Em outras palavras, como o cristianismo possui sua própria cosmovisão e promove uma transformação integral do indivíduo. Enfim, é leitura obrigatória para "pensar fora da caixinha" (por mais que eu deteste clichês).

O resumo que apresento abaixo foi criado para meu próprio uso (como todos os outros) mas julguei que poderia ajudar alguém ao compartilhá-lo. Espero que seja útil.


"Durante a Segunda Guerra Mundial, a BBC convidou C. S. Lewis para fazer uma série de palestras pelo rádio. Foram programas que, ao final, deram um sentido novo à vida de milhares de adultos de todas as classes e profissões. O livro 'Cristianismo puro e simples', que colige essas preleções legendárias, veio a ser considerado a mais popular e acessível de todas as obras de Lewis, lembrando-nos daquilo que é mais importante na vida e apontando-nos o caminho da alegria e do contentamento. Esta edição nos recorda de uma ocasião em que C. S. Lewis foi capaz de dar conforto e consolação a milhões de pessoas num tempo de guerra e de incertezas; mas suas palavras são tão pertinentes agora quanto em qualquer outra época." Editora Martins Fontes Paulista


Nenhum comentário:

Postar um comentário