Pesquisar neste blog

16 de abr de 2017

Livro com resumo: Ego transformado - Timothy Keller


A editora Vida Nova tem feito um ótimo trabalho editorial, trazendo muitas obras de bons autores para o Brasil e entre eles está Timothy (ou Tim) Keller - falarei pormenorizadamente de suas outras obras em posts futuros - e neste post quero destacar uma delas, o excelente "Ego transformado". Este livro, apesar de bem pequeno, traz uma boa reflexão sobre o tema levantando questionamentos como: O que devemos pensar de nós mesmos? Como lidar com a auto-estima? Devemos nos preocupar com a opinião dos outros sobre nós? Entre outras.


Longe de apresentar soluções simplistas e de senso comum, Tim Keller apresenta uma resposta surpreendente (só vi algo parecido em Tozer) mas com forte embasamento bíblico. Pra mim foi uma maneira totalmente nova e desafiadora de olhar para o ego.

Dado a importância do tema (afinal de contas, lidar de forma bíblica com o próprio ego está na base de uma vida cristã autêntica e saudável) considero essencial que todo cristão busque compreensão e transformação nessa área da vida e este livro será de grande auxílio.

"Quais são as marcas de um coração sobrenaturalmente transformado?

Essa é uma das questões sobre as quais o apóstolo Paulo trata quando escreve à igreja de Corinto. O interesse real dele não é algum tipo de reparo ou remendo; antes, uma mudança profunda, capaz de transformar a existência.

Numa era em que agradar as pessoas, insuflar o ego e montar o curriculum vitae são vistos como os meios para “chegar lá”, o apóstolo nos chama a encontrar o verdadeiro descanso na bênção que é nos esquecermos de nós mesmos.

Neste livro breve e contundente, Timothy Keller mostra que a humildade que brota do evangelho torna possível pararmos de vincular cada experiência e cada conversa com a nossa história e com quem somos. E assim podemos ficar libertos da autocondenação. Quem é realmente humilde segundo o evangelho não se odeia, mas também não se ama... é, antes, alguém que esquece de si mesmo. Você também pode conquistar essa liberdade..."

Deixo abaixo um breve resumo com alguns tópicos tratados no livro. Aproveitem!


2 comentários:

  1. Você consegue dizer em qual livro o TOZER e LEWIS trata dessa maneira sobre a humildade?

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Lewis tem um capítulo sobre humildade em "Cristianismo puro e simples" onde ele considera o orgulho como "o grande pecado". Veja um trecho: "A verdadeira prova de que estamos na presença de Deus é que nos esquecemos completamente de nós mesmos ou então nos vemos como objetos pequenos e sujos. O melhor é esquecer-nos de nós mesmos." Acredito que o Keller se baseou muito nele pra escrever este livro.
    Quanto ao Tozer, essa abordagem de não se preocupar consigo mesmo é bastante recorrente nas suas obras. Eu diria que, na visão dele, é uma das principais marcas do cristão. Alguns livros que abordam isso: "Cinco votos para obter poder espiritual", "À procura de Deus" e "Esse cristão incrível".
    Espero ter ajudado. Abraço!

    ResponderExcluir