Pesquisar neste blog

13 de mar de 2017

Livro: Meditações no evangelho de Mateus, Marcos, Lucas e João - J. C. Ryle

Quando penso em indicações para novos convertidos um dos primeiros autores que me vem à mente é John Charles Ryle, mais citado como J. C. Ryle. Não que não seja um autor indicado para cristãos mais "antigos" - pelo contrário, indico pra todo mundo! - mas é que ler Ryle no início da caminhada cristã é um verdadeiro discipulado cristão. É começar na sã doutrina, no evangelho simples, mas ao mesmo tempo profundo e comprometido. Sua escrita simples faz com que seus livros sejam acessíveis a qualquer pessoa, mesmo aquelas que não têm o hábito de ler, e que leitura gostosa! Ryle é claro e objetivo. Vê-se nas entrelinhas um cristão maduro, experiente nas questões espirituais. Alguém com intimidade com Deus e grande conhecimento prático das Escrituras. Ler Ryle é se deliciar a cada página com palavras escritas por quem conhece e ama a Deus.

Uma das melhores obras de J. C. Ryle é a série "Meditações no evangelho de Mateus, Marcos, Lucas e João" publicada pela editora Fiel. Nestes quatro livros, Ryle nos conduz por cada capítulo nos mostrando as maravilhas do evangelho, explicando os contextos e sempre mostrando a aplicação prática daquele texto nas nossas vidas. Uma das coisas que mais impressiona é a simplicidade com que ele faz isso. A Bíblia se torna mais maravilhosa ao se ler Ryle!  

Se você ainda não conhece J. C. Ryle estes livros são uma boa escolha. Neles você encontrará um evangelho simples, profundo e prático. Não é um comentário técnico como tantos outros, está mais para uma pregação expositiva dos evangelhos. Recomendo por ajudar de forma tão simples a compreender melhor os evangelhos (o núcleo da Bíblia) ao mesmo tempo que apresenta os alicerces da fé cristã.

"As Meditações nos Evangelhos, de J. C. Ryle, foram publicadas pela primeira vez na Inglaterra no ano de 1879. Desde então, vêm sendo reimpressas e traduzidas para diversos idiomas, edificando e instruindo diversas gerações de cristãos de vários lugares do mundo. Esta obra faz parte de uma série de quatro comentários devocionais sobre os evangelhos. Consideradas um grande clássico da literatura cristã, as Meditações foram preparadas com graça, simplicidade, fidelidade ao texto bíblico e praticidade. Todos os que desejam conhecer e aplicar, em suas vidas, as grandes lições do ministério terreno do Senhor Jesus Cristo certamente se deleitarão com a leitura desta obra." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário