Pesquisar neste blog

28 de set de 2015

O uso e abuso da história da igreja - J. G. Vos

A história da Igreja Cristã, se corretamente considerada e usada, pode ser uma grande fonte de força, sabedoria e estabilidade para o cristão sério. Por outro lado, a história da Igreja, quando considerada erroneamente e usada de maneira equivocada, pode ser uma pedra de tropeço, uma ocasião de fraqueza e estagnação. Há três atitudes para com a história passada da Igreja que são erradas e que podem somente impedir a força verdadeira e o progresso no testemunho da Verdade. Essas três atitudes são: [1] Romantizando o passado; [2] Absolutizando o passado; e [3] Desdenhando o passado. Consideremos cada uma delas.

1. Romantizando o Passado

Romantizar o passado significa dar-lhe, em nosso pensamento, uma qualidade ideal ou perfeita que de fato ele não possui. Frequentemente isso envolve o anacronismo de ler o presente no passado, em vez de ver o passado e interpretá-lo como aquilo que ele realmente foi.

22 de set de 2015

Resumo do livro: Apologética para questões difíceis da vida - William Lane Craig

Para saber mais obre esse livro clique AQUI.

21 de set de 2015

Livro: Apologética para questões difíceis da vida - William Lane Craig

Este foi um dos melhores livros que li nos últimos anos, devido à importância e atualidade dos temas tratados. Craig fala de como lidar com a dúvida,com orações não respondidas e o fracasso, como responder ao problema do mal e ao pluralismo religioso e qual a perspectiva bíblica (com forte amparo filosófico e científico) sobre o aborto e a homossexualidade. Como disse: importantíssimo e atualíssimo! 

Em casos como esses em que um grande número de assuntos são tratados em um único livro não devemos esperar por muita profundidade. Entretanto, apesar de ser um livro introdutório, é suficiente. O livro responde, e bem, a todos os argumentos populares, midiáticos, e até alguns filosoficamente sofisticados, dando ao leitor uma base sólida para responder suas próprias dúvidas e armá-lo para um debate.

O livro foi escrito para cristãos com o objetivo de ajudá-los na caminhada cristã. Talvez por isso percebemos nas entrelinhas o forte sentimento religioso, fé e confiança em Jesus cristo de Craig. Dependendo do tema, o livro assume um tom de aconselhamento, ou até mesmo de pregação, tornando a leitura mais agradável e menos árida, como costuma ser a literatura apologética! 
Enfim: imperdível! Para ver um resumo do livro clique AQUI.

Sinopse: Por que Deus não responde às minhas orações? Se Deus é onipotente, por que o mal existe? Se Deus é tão amoroso, por que sofremos? Qual é o significado do sofrimento para o cristão? Como ele deve lidar com suas dúvidas?

Todo aquele que busca compreender as razões de sua fé acaba se deparando com questões complicadas como sofrimento, dúvida, fracasso, existência do mal e orações não respondidas, mas muitas vezes, em meio a nossa sociedade cada vez mais culturalmente estagnada, não encontra respostas bem elaboradas, francas e inteligentes.

Além de tratar dessas, o autor, William Lane Craig, que é doutor em teologia e filosofia, também encara de frente questões espinhosas da atualidade que envolvem as polêmicas do aborto e da homossexualidade. Se você está procurando um livro de apologética que apresente uma reflexão bíblica, profunda e honesta sobre questões difíceis da vida, esta obra, ao contrário do que se tem visto por aí, trata desses problemas de forma menos apressada e mais aprofundada.  O objetivo é que este livro possa ajudá-lo em sua busca de compreender o plano divino, afinal, com diz em 1Pe 3.15, é tarefa de todo cristão estar sempre preparado para responder a todo aquele que lhe pedir a razão da sua esperança.
Editora Vida Nova

14 de set de 2015

Avivamento, Obra Soberana de Deus - Hernandes Dias Lopes

Avivamento é uma necessidade! Você crê que Deus pode avivar sua Igreja hoje?

6 de set de 2015

Fé e Trabalho - Jonas Madureira

Uma visão cristã do trabalho. E você o que pensa?

1 de set de 2015

Andando com Deus em Tempo de Apostasia - Hernandes Dias Lopes