Pesquisar neste blog

30 de dez de 2013

À luz da eternidade: A vida de Leonard Ravenhill - Mack Tomlinson


Depois de uma longa espera, saiu a biografia sobre a vida de Leonard Ravenhill, escrita por Mack Tomlinson. Ainda que em inglês recomendo você comprá-la e conhecer sobre a vida deste discípulo de Cristo. São mais de 600 páginas contando sobre sua vida e mais de 40 páginas incluindo fotos, cobrindo todo o seu ministério.

No Brasil temos 4 livros de Leonard Ravenhill traduzidos para o português: Por que Tarda o Pleno Avivamento? (Editora Betânia); Oração de Avivamento (Editora Motivar); Sedentos por Avivamento (Sodom had no Bible, no orignal) e Avivamento à maneira de Deus (The Way Books, São Paulo) São livros profundos, que vem de um homem que levava o fardo do Senhor.

Leonard Ravenhill (1907-1994) foi um evangelista cristão e autor que centrou suas mensagens sobre os assuntos da oração e do reavivamento. Ele é mais conhecido por desafiar a igreja moderna e por seu livro mais notável, “Por Que Tarda o Avivamento?”. Nascido em Leeds, em Yorkshire, Inglaterra, Ravenhill foi educado no Cliff College na Inglaterra sob o ministério de Samuel Chadwick. Ele era um ávido estudante de história da Igreja e um especialista na área de avivamento. Suas reuniões durante os anos da II guerra mundial, atraiu grandes multidões na Grã-Bretanha, e como resultado, muitos consagraram suas vidas ao Senhor e a vida no ministério cristão e se lançaram nos campos missionários do mundo.

Em 1939, casou com uma enfermeira irlandesa, Martha. Os Ravenhills tiveram três filhos: Paulo, David, e Philip. Paul e David se tornaram ministros do Evangelho, e Philip professor. Em 1959, Ravenhill e sua família mudaram-se da Grã-Bretanha para os Estados Unidos. Na década de 1960 viajavam pelo interior dos Estados Unidos fazendo reuniões evangelísticas em tendas, reuniões de avivamento. Na década de 1980, Ravenhill mudou-se para uma casa perto Lindale, Texas, a uma curta distância do “ministério dos últimos dias”, do cantor cristão Keith Green. Ele ensinou regularmente aulas nesse ministério e foi um mentor para o falecido Keith Green. Também passou algum tempo ensinando no Bethany College of Missions em Minnesota, e algum tempo em Seguin, Texas.


Ele era um escritor prolífico e amigo próximo do pastor e escritor A.W. Tozer. Através de seu ensino e de seus livros, Ravenhill abordou as disparidades que ele percebia entre a Igreja do Novo Testamento e a Igreja moderna e apelou para a adesão aos princípios do reavivamento bíblico. Tozer disse de Ravenhill:

“Para homens como este, a igreja tem uma dívida muito pesada para pagar. O curioso é que ela raramente tenta pagá-la enquanto ele vive. Pelo contrário, a próxima geração constrói seu sepulcro e escreve a sua biografia – como se instintivamente cumprisse a obrigação que a geração anterior, em grande medida, tinha ignorado”.

Ravenhill não foi um grande teólogo, nem mesmo “o maior” pregador, mas ele tinha uma paixão fundamentada na realidade da sua notável vida de oração. Muitos dos que agora não podem encontrá-lo ainda serão impactados através de sua biografia, que vai agitar o desejo de fazer a oração algo central em suas vidas.

3 comentários:

  1. Esse tipo de homem aparece com muita escassez no planeta Terra. O livro de Leonard Ravenhill POR QUE TARDA O AVIVAMENTO deveria ser lido por todas as pessoas que compõem o ministério das igrejas evangélicas do Brasil e do mundo e só depois seria iniciado o trabalho real para a obra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Sr Roberto Melo,..olá tudo bem?...
    Me chamo Júnior Alves,...
    Hoje 16 de novembro de 2017,..já têm a biografia de Ravenhill em português?
    Se tem...onde procurar?
    Agradeço desde já a atenção.

    ResponderExcluir
  3. Olá Júnior! Infelizmente desconheço qualquer editora que tenha publicado essa biografia em português. Já procurei mas não encontrei.

    ResponderExcluir