Pesquisar neste blog

22 de jan de 2012

Livro - Manual Pastoral de Discipulado - Richard Baxter



"Todo pastor deveria ler este livro!" É assim que eu resumiria esta obra. Richard Baxter (o mais notável dos pastores puritanos) escreveu este livro para pastores, ensinando-os a cuidar de pessoas. O objetivo de Baxter é mostrar que pastorear vai muito além da pregação de púlpito, pastorear é discipular, pessoal e individualmente, cada membro da congregação, e o pastor deve dedicar sua vida a este honrado trabalho. A obra é muito abrangente, pois trata não apenas do ministério, mas também da vida devocional do ministro, pois antes de discipular o povo, o pastor deve discipular a si mesmo e ser exemplo para o rebanho. Recomendo também para todo aspirante ou que já trabalha num ministério de discipulado.

Sinopse: Este livro é um trabalho extraordinário que deveria ser lido por todo pastor, especialmente os mais jovens, antes de tomar um povo sob seus cuidados. Sua parte prática deveria ser relida de tempos em tempos a fim de despertar o zelo por seu trabalho. A falta de zelo faz com que muitos homens bons sejam sombra do que poderiam ser, pela graça de Deus, se buscassem medidas apresentadas neste incomparável trabalho. Phillip Doddrigde
Como pastor ... Baxter era incomparável ... Seus feitos em Kidderminster foram notáveis.  A Inglaterra não viu antes nenhum ministério como o de Baxter. O vilarejo tinha uns 800 lares, quase 2 mil pessoas. Era “um povo ignorante, rude e dado à folia” quando Baxter chegou, o que, entretanto, foi mudado de maneira dramática.
Quando em dezembro de 1743 [Um século depois], George Whitefield visitou Kidderminster, escreveu a um amigo: “Fui grandemente reconfortado ao encontrar um doce perfume da doutrina do bom Sr. Baxter, cujas obras e disciplina permaneceram até hoje”.
Professor escolar por instinto, Baxter geralmente se chamava de mestre de seu povo, e o ensino era, para ele, a principal tarefa do pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário