Pesquisar neste blog

26 de ago de 2010

Os Puros de Coração - Steven Lawson

22 de ago de 2010

O impacto do racionalismo na igreja cristã - Augustus Nicodemus Lopes

1. O Iluminismo

O surgimento do humanismo está ligado ao do Iluminismo. O Iluminismo, movimento surgido no início do século XVIII, era em vários aspectos uma revolta contra o poder da religião institucionalizada e contra a religião em geral. As pressuposições filosóficas do movimento eram, em primeiro lugar, o racionalismo de Descartes, Spinoza e Leibniz, e o empirismo de Locke, Berkeley e Hume. O termo "empirismo" vem do grego empeiria, que significa "experiência". A tese fundamental do empirismo é que o conhecimento humano legítimo é obtido pelas informações chegadas à mente através dos sentidos. A maioria dos filósofos empíricos não considera como legítimo o conhecimento que o homem adquire através da imaginação, dogma, tradição ou pelo raciocínio puro. Geralmente consideram como sendo "inverificável" qualquer conhecimento que provenha de áreas como arte, moralidade, religião e metafísica. O que estas duas filosofias tinham em comum é que ambas negavam a possibilidade de se conhecer a Deus e portanto, Ele deveria ser deixado de fora da pesquisa científica.

Não tardou que o Iluminismo provocasse impacto dentro da Igreja, especialmente na área de estudos bíblicos e da interpretação das Escrituras. Estudiosos da Bíblia, influenciados pelo humanismo racionalista do Iluminismo, adotaram diversas posturas em sua interpretação:

21 de ago de 2010

Citações de pregadores - Leonard Ravenhill, E. M. Bounds, Charles Spurgeon,

20 de ago de 2010

Frases 31 - Thomas Adams

"A ambição, como a morte, nunca se farta."


"Se você quer fugir de Deus, o diabo lhe emprestará tanto as esporas como o cavalo."


"Arrependimento é a mudança da mente; a regeneração é a mudança do homem."


"Se deixarmos passar o tempo para nos arrependermos, ficaremos arrependidos para sempre de termos deixado passar o tempo."

15 de ago de 2010

O que significa estar espiritualmente morto - John Piper

14 de ago de 2010

Sobre a unção com óleo hoje - Augustus Nicodemus Lopes

Carta ao Reverendo Van Diesel

Postado por Augustus Nicodemus Lopes
[Mais uma carta fictícia. Não existe o Reverendo Van Diesel, pelo menos não com este nome...]

Prezado Reverendo Van Diesel,

Obrigado por ter respondido minha carta. Você foi muito gentil em responder minhas perguntas e explicar os motivos pelos quais você costuma ungir com óleo os membros de sua igreja e os visitantes durante os cultos, além de ungir os objetos usados nos cultos.
Eu não queria incomodá-lo com isto, mas o Severino, membro da minha igreja que participou dos seus cultos por três domingos seguidos, voltou meio perturbado com o que viu na sua igreja e me pediu respostas. Foi por isto que lhe mandei a primeira carta. Agradeço a delicadeza de ter respondido e dado as explicações para sua prática.

Sem querer abusar de sua gentileza e paciência, mas contando com o fato de que somos pastores da mesma denominação, permita-me comentar os argumentos que você citou como justificativa para a unção com óleo nos cultos.

9 de ago de 2010

Não Conhecemos o Evangelho - Paul Washer

8 de ago de 2010

Frases 30 - John Blanchard

"A autoridade da Bíblia não provém da capacidade de seus autores humanos, mas do caráter de seu Autor divino."

"Há partes da Bíblia difíceis de interpretar, mas nenhuma me leva a duvidar."


"Tudo na vida é um teste para o caráter."


"O céu não é uma recompensa condicional, mas um relacionamento consumado."

5 de ago de 2010

O Gozo de Saber que Deus é Deus - John Piper

O esforço humano nunca pode impressionar um Deus onipotente, e a grandeza dos homens jamais pode impressionar um Deus de grandeza infinita. Isto é má notícia para aqueles que competem com Deus, mas boa notícia para aqueles que querem viver pela fé.

O Salmo 147 é uma emocionante declaração de esperança para um povo que desfruta do gozo e certeza de que Deus é Deus. O salmista afirma: “Conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome” (v. 4). Ora, isto é mais do que podemos apreender! “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir” (Sl 139.6).

3 de ago de 2010

O chamado do evangelho - C.T. Studd