Pesquisar neste blog

28 de ago de 2009

Frases 8 - João Calvino

"O primeiro fundamento da justiça é sem dúvida a adoração a Deus."

"Nada é mais perigoso do que nos juntarmos aos ímpios."

"A mortificação da carne é a vivificação do espírito."

4 comentários:

  1. João Calvino foi um grande homem de Deus, leio os seus arigos e fico maravihada, no entanto não posso dizer que me considero calvinista, eu creio sim nos eleitos de Deus, porém não creio esse numero seja unico (de eleitos), seja unico e imutavel.

    Muitos serão chamados, mas poucos os escolhidos...

    Eu creio que as orações e dores de partos dos escolhidos (como disse o apostolo Paulo)muitas almas podem ser salva, afinal...as orações podem muitos em seus efeitos...

    Paulo disse: sofro dores de parto para que Cristo seja gerado em vós..., eu creio que se assim sofrermos, Cristo pode ser gerado em muitas almas

    favor: Peço que comente meu argumento

    Cris

    ResponderExcluir
  2. Olá Cris!
    Primeiramente, gosto muito de Calvino também, mas "ainda" não sou calvinista (nem arminiano). Pessoalmente, acho este assunto muito complexo, não dá pra se decidir em 10 minutos de leitura. Já há bastante tempo tenho estudado a Bíblia, textos de calvinistas e textos de outras "doutrinas concorrentes", e até agora não achei nenhuma que fosse totalmente satisfatória.
    Minha posição é a seguinte: o cristão não perde a salvação. Creio que Bíblia é muito clara neste ponto. Deus também pode interferir na vontade do homem, a Bíblia relata isso várias vezes. Quanto à predestinação, também é claro que houve. Minha dúvida é o "como". Ainda não me convenci da depravação total (que é um dos pontos do calvinismo), pois considero sádico Deus ordenar que o homem se arrependesse sem que ele tivesse condições para isso. Esse é um dos motivos de eu ainda não ter aderido ao calvinismo. No entanto, de todas as doutrinas que já conheci, o calvinismo me parece a mais bíblica, a mais sólida.
    Quanto aos versículos que você citou:
    "Muitos serão chamados, mas poucos os escolhidos..." Achei muito interessante sua "interpretação", vou pensar melhor à respeito...
    "sofro dores de parto para que Cristo seja gerado em vós" Neste caso, Paulo estava falando de cristãos, então não se trata de conversão, mas de ser moldado ao caráter de Cristo, de se parecer com Ele.
    De qualquer forma, essa é minha posição hoje, mas ainda tenho muuuuito que aprender... Enquanto isso, me agarro à promessa de Jo 14:26:
    "...o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas..."
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. A Paz Daniel!
    é..., mas "convenhamos", os argumentos de Calvino, são fortissimos...
    Dá só uma olhada!

    http://www.ocalvinista.com/2009/12/eleicao-incondicional.html

    ...ele tem praticamente um livros de versiculos a seu favor, e eu "combato", com apenas este:
    Muitos chamados e poucos os escolhidos, creio que com as orações dos escolhidos(os eleitos), muitos serão cahmados, por isso comentei sobre as dores de parto

    mas realmente é um assunto bastante dificil e conplexo.

    cris

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo! Como eu disse: "o calvinismo me parece a mais bíblica, a mais sólida".

    ResponderExcluir